Superação e liderança em tempos de crise
Conhecem aquele ditado: "Enquanto uns choram, outros fabricam lenços"? Nada mais verdadeiro do que mostrar uma atitude positiva na superação de crises. Somente aquele que chora por "um resto de esperança" é que fica "sentado à beira do caminho",
A meu ver, a expressão "esperança" deveria ser
banida da Língua Portuguesa. E é justamente em tempos de crise que surgem os
esperançosos. Pessoas que se colocam à mercê da providência divina, e ficam
esperando que as coisas mudem ou até mesmo que a solução caia no colo. A
palavra que norteia - ou pelo menos deveria nortear - os seres humanos é
"necessidade". A necessidade faz com que se tenha que correr atrás,
para supri-la, porque deriva de uma carência ou da falta de algo.
A palavra que devemos celebrar em nosso dialeto é
"expectativa". Quando eu disse isso em uma palestra no Recife, uma
participante me procurou depois e disse: "Que coisa horrível você disse,
eu tenho esperança. Eu espero engravidar, quero ter filhos". Perguntei-lhe
se estava fazendo alguma coisa para que isso acontecesse; ao que me respondeu:
"Sim, vou ao médico, faço exames, tiro minha temperatura, tenho relação
sexual no período fértil". Então, eu disse: "Você não tem esperança,
tem expectativa, porque está tomando atitude, fazendo uma série de coisas para
o que quer aconteça". E o resultado foi melhor do que ela podia imaginar:
teve gêmeos.
Princípios para o líder enfrentar a crise - Conhecemos o
líder em momentos de crise. Alguns ficam entrincheirados em suas mesas,
analisando relatórios, dados e orçamentos, esperando que a situação mude.
Outros não. Procuram agir sobre os acontecimentos, tomam atitudes, fazem as
coisas acontecerem, colocam-se frente aos problemas, criando expectativas.
Vejamos os três princípios para superar uma crise:
1º. Seja engajado e engaje as pessoas.
Lidere a partir do exemplo. Mostre-se à equipe, discuta
sinceramente os problemas. Comunique-se permanentemente com seus liderados.
Contagie as pessoas com uma atitude positiva. A verdade é que se agir sobre os
fatos, mudará a realidade.
2º. Crie uma visão, uma direção, um significado.
Visualize um quadro futuro e comunique-se com convicção e
entusiasmo contagiantes. Isso inspira as pessoas e as fazem suportar as
dificuldades, superando-as. Moisés trabalhou a visão da terra prometida e assim
o povo suportou o deserto. No início do ano, Lula disse que "Em 2010 nós já
teremos esquecido a crise", em uma atitude clara de estabelecer uma visão.
3º. Mexa com a equipe.
A hierarquia é o maior inimigo da crise. Esperar ordens
serem dadas não funciona. Atitude sim. Discuta os problemas com a equipe,
procurem a solução juntos. Deixe-os participarem. Um bom exemplo é a exploração
do Pólo Sul, quando tivemos na corrida dois líderes, Scoth e Amundsen. Scoth
era militar, seu comando era rígido e somente ele dava ordens. Todos morreram
de fome e de frio na tentativa da chegada. Amundsen discutia com seus
liderados, aceitava as melhores ideias e as executava. Assim, chegou ao Pólo
Sul e voltou com vida. Ele e a sua equipe.
Extraia o que há de melhor nas pessoas, as inclua. Isso
gera motivação e estímulo para tomar atitudes, criando expectativas, buscando
soluções. É esse "o seu papel de líder em tempos de crise".
Referência: http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/6196/superacao-e-lideranca-em-tempos-de-crise.html
O bom seria enfrentar tudo como desafio e não como problema, este momento em que estamos passando.
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